segunda-feira, 5 de setembro de 2011

MORREU, DOMINGO, AOS 81 ANOS A PRINCESA LALLA AICHA DE MARROCOS


A princesa marroquina Lalla Aicha, filha do defunto rei de Marrocos, Mohamed V, irmã do seu sucessor, Hassan II, e tia do actual monarca, Mohamed VI, que ficou conhecida por ter tirado o véu em público nos anos 40, morreu no domingo aos 81 anos, informou a Casa Real marroquina.
A princesa, que era a irmã mais velha do já falecido rei Hasán II, apareceu em público com a cabeça descoberta ao lado do seu pai em Tânger em 1947, quando era impensável que uma mulher muçulmana surgisse em público sem véu.
Lalla Aicha, que na altura tinha 16 anos, não só surgiu em público vestida como uma ocidental como deu um discurso em que reivindicou a necessidade de escolarização da mulher marroquina num país que apenas alcançou a independência nove anos depois.
Esta aparição da chamada "princesa nacionalista" tornou-a num símbolo em Marrocos, onde muitas vezes se repete que foi ela a primeira feminista na história no país, tanto pelo seu discurso como pela sua aparência.
Após a morte de seu pai, Mohammed V, o seu irmão de Hassan II nomeou-a embaixadora do Reino de Itália, Grécia e mais tarde o Reino Unido, mas desde 1973 não ocupava nenhuma posição oficial.

Fonte: Lusa

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial