quinta-feira, 31 de março de 2011

REAL AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL

Afundação do Real Automóvel Club de Portugal remonta ao dia 15 de Abrilde 1903, data em que foi aprovado o projecto dos respectivos Estatutose em que foram eleitos, por aclamação, os primeiros corpos gerentes.
OReal ACP, passaria a ter existência legal a 31 de Maio, aquando daaprovação dos seus Estatutos pelo Governador Civil de Lisboa, figurandocomo Presidente Honorário, S.M., El-Rei Dom Carlos, comoVice-Presidente Honorário, O Príncipe Real, Dom Luíz Filipe e comoPresidente Perpétuo da Assembleia Geral, S.A., O Infante Dom Afonso.
O emblema do Real ACP seria aprovado em sessão de 7 de Junho desse mesmo ano, apresentando a particularidade de ter sido desenhado pelo punho do próprio Rei Dom Carlos.
EmNovembro de 1907, por ocasião do Congresso da Associação Internacionaldos Automóveis Clubes reconhecidos, foi criada a Comissão DesportivaInternacional, ficando o Real ACP nela representada por um Delegado,posição que ainda hoje se mantém.
Em1908, em sinal de luto pelo assassinato do Rei Dom Carlos e do PríncipeDom Luiz Filipe, o Real ACP não realizou corridas nem concursos, masprosseguiu a sua acção no que se refere à luta em prol dos direitos dosautomobilistas. Durante o período que antecedeu a república, o Real ACPobteve ainda outros benefícios importantes, conseguindo que o Governomandasse reparar várias estradas e construir novos troços. (...)
-------------------------
Impressionante!Mais um objecto e neste caso o emblema do Real Automóvel Club dePortugal desenhado pelo próprio Rei Dom Carlos, encontra-se paraleilão,: aqui

Junho de 1907, em Gouveia

Quandotudo se prepara já para a sua grande viagem a África, Dom Luiz Filipeaproveita para conduzir o automóvel, uma das Suas mais entusiásticaspaixões. A velocidade agradava-Lhe. Na foto tirada em Gouveia, OPríncipe Real tem a seu lado o 9º Visconde de Asseca, Salvador Correiade Sá e Benevides, Seu oficial às ordens.

Do livro, Família Real - Album de Fotografias, de Eduardo Nobre.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial