terça-feira, 29 de março de 2011

"NÃO ERA BONITO PORTUGAL TER UM REI?"

Eugénia Carvalho
100 anos

«DELICADA.Nunca perde de mão o lencinho com que seca o suor nervoso de falar coma jornalista. Ri-se muito entre o solta e o tímida. Mulher de fé, erauma operária (...). Não passa sem o seu copo de água morna com limão emjejum e assume-se monárquica: "Não era bonito Portugal ter um rei?"
(...)
EugéniaCarvalho também encontrou o seu porto seguro na casa acolhedora quedivide com a filha, septuagenária. Tem cem anos e quatro meses e diz arir que está "cada vez mais nova!" Amigas, mãe e filha tratam-se portu. Nasceu em Celorico de Bastos, perdeu o pai tinha 18 meses. A mãemorreu com 89 anos. "Muito caprichosa com o trabalho doméstico",recorda que cantava quando tratava de tudo. Em menina, não lembra debrincar, mas "de aprender a costura". Namorou por carta e garante quenunca discutiu com o marido. Teve três filhos, em casa, um já faleceu.Tem 10 netos e 15 bisnetos, o mais pequenino com sete meses.
Trabalhoucomo costureira, fazia roupa de homem para as lojas. Sempre comeu detudo, nunca fez nenhum exercício especial, para além da lida domésticae da luta da vida. Os filhos nasceram em casa. Nunca foi ao médico,quando era nova. Comeu sempre muito arroz porque o marido gostava.Também nunca faltou "a sopinha de legumes". Dorme no primeiro andar esobe as escadas sozinha. Só não vai à igreja todos os dias porque nãotem boleia. Assume-se monárquica, embora tenha nascido no dia daimplantação da República. E diz: "Estou feliz, não tenho queixas. Vivisempre satisfeita."»

in Revista Única, 12/03/2011, págs. 55-56 (artigo: Eles estão para lá dos 100!).

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial