segunda-feira, 31 de maio de 2010

A INVIOLABILIDADE DA VIDA HUMANA

IMAGEM DE DEUS
Por Joseph Ratzinger

No ser humano, Deus entra na sua criação; o ser humano está directamente relacionado com Deus.

O ser humano é chamado por Ele. As palavras de Deus no Antigo Testamento são válidas para cada ser humano individualmente considerado: "Chamo-te pelo teu nome e és meu".

Cada ser humano é conhecido por Deus e amado por Ele. Cada um é querido por Deus, e é imagem sua. É precisamente nisto que consiste a unidade mais profunda e maior da humanidade – o facto de cada um de nós, cada ser humano individual, realizar – um – projecto de Deus e ter a sua origem na mesma ideia criadora de Deus.

Por conseguinte, a Bíblia diz que aquele que viola um ser humano viola a propriedade de Deus (cf. Gn 9, 5). A vida humana encontra-se sob a protecção especial de Deus, porque cada ser humano – por muito humilhado ou exaltado que possa a vir a ser, doente ou a sofrer, inútil ou importante, nascido ou não nascido, com uma doença incurável ou radiante de saúde – cada um leva o sopro de Deus em si mesmo, cada um é IMAGEM DE DEUS.

Esta é a razão mais profunda para a INVIOLABILIDADE da dignidade humana, sobre a qual se funda, em última análise, cada civilização.

Publicado por Luiz Andrino (LuizAndrinoBlog)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial