segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ACONTECEU EM 1894...


O Futebol começou a ganhar popularidade em Portugal no final do século XIX, trazido por estudantes portugueses que voltaram da Inglaterra.

A primeira pessoa responsável pela sua implementação parece ter sido Guilherme Pinto Basto(de acordo com algumas pessoas, os seus irmãos Eduardo e Frederico trouxeram a primeira bola de Inglaterra). E foi ele que teve a iniciativa de organizar uma exibição do novo jogo, que teve lugar em Outubro de 1888, e foi também ele que organizou a primeira partida de futebol em Janeiro do ano seguinte. O jogo, foi jogado onde hoje está localizada a Praça de touros do Campo Pequeno, envolvendo as equipas de Portugal e Inglaterra. Os portugueses ganharam 2-1.

Consequentemente, o futebol começou a atrair a atenção da alta sociedade, devido a rivalidade Luso-Britânica.

Mais tarde, o jogo cresceu, praticado em colégios e levando à fundação de clubes por todo o país. Até ao final do século, associações como o Clube Lisbonense, Carcavelos, Braço de Prata, o Real Ginásio Clube Português, o Estrela Futebol Clube, Futebol Académico, Campo de Ourique, Oporto Cricket, e o Sport Clube Vianense foram fundadas para praticar este desporto ou criaram secções para competir.

A primeira partida, entre Lisboa e Porto, teve lugar em 1894, com o Rei Dom Carlos na assistência.
Fonte: Enciclopédia

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial