terça-feira, 4 de outubro de 2011

PORTUGUESES DEVEM VOLTAR A ACREDITAR QUE SÃO «TÃO BONS» COMO OS MELHORES

Bispo do Porto pede prioridade às pessoas para resolver problemas de Portugal e da Europa

APM | D. Manuel Clemente

Lisboa, 28 set 2011 (Ecclesia) – D. Manuel Clemente, bispo do Porto, disse hoje que a solução para a atual situação de crise em Portugal deve passar pela “atenção às pessoas, a cada pessoa” e pela crença renovada nas capacidades do país.

“Temos todas as condições para mostrar que somos bons, quando nos aplicamos e há condições para isso – algumas já existem e outras podem organizar-se – somos realmente bons e podemos dar o contributo daquilo que transportamos para o devir europeu e até universal”, referiu, em declarações aos jornalistas, em Lisboa

O prelado falava no cinema São Jorge, após a conferência com que inaugurou a sexta edição da Experimenta Design (EXD’11), que este ano é dedicada ao tema ‘Useless’ (inútil/sem uso).

“Nós transportamos para o presente e para o futuro, é isso que nos projeta, uma capacidade de agir, de interagir e reconstruir”, indicou o também vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, a respeito dos seus concidadãos.

D. Manuel Clemente observou que se “esta crise serve para alguma coisa, fazendo das tripas coração, como se diz vulgarmente, e das necessidades possibilidades”, é para que o país se retome por aquilo que é.

“Somos muito, podemos ainda ser mais”, declarou.

Nesse sentido, o bispo do Porto considerou que o debate em volta da “utilidade e inutilidade” é da “maior relevância num momento de profunda interrogação acerca do presente”, em Portugal e na Europa.

“Quando pensamos em sociedade, pensamos em organizações ou em pessoas que se organizam?”, questionou, convidando a “equacionar toda essa problemática em função do único valor permanente” que são “as pessoas”.

Para o prelado, Prémio Pessoa 2009, “o valor base, o que sobra sempre de qualquer evolução social, qualquer consideração base sobre o que é útil ou inútil é a pessoa”.

“Se estamos mesmo convencidos de que o eixo, o nó, o fulcro de qualquer resolução é a dignidade de cada pessoa humana, revemos as prioridades”, precisou.

“Também organizaremos a sociedade para transportar esse conhecimento adquirido” que é a “valorização da pessoa”, através da “restauração das vizinhanças” e da promoção da “interculturalidade” na “organização das cidades”, acrescentou.

O bispo do Porto admitiu que os portugueses são marcados por “algum pessimismo”, que se contrapõe a uma visão de outros sobre o país, visto como “uma cultura interessantíssima, um ambiente muito agradável”.

Na sua conferência, D. Manuel Clemente apelou a uma utilidade que não reduza as pessoas a “utensílios”, sublinhando “uma complementaridade essencial” no ser humano e na sociedade - pela sua natureza “subsidiária” - que faz que todos sejam “úteis”.

“Entre pessoas, o tempo nunca é dinheiro, porque cada uma delas é o máximo valor”, assinalou também.

Até 27 de novembro, a EXD’11 faz de Lisboa o centro da discussão do design, com 126 iniciativas, repartidas por 49 espaços, entre exposições, conferências e intervenções urbanas de 164 participantes, oriundos de 18 países de quatro continentes.

Para a diretora da bienal, Guta Moura Guedes, a iniciativa foi valorizada pela presença de D. Manuel Clemente, que apresentou aos participantes como uma das “mais importantes figuras da cultura portuguesa”.

OC

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial