sexta-feira, 23 de setembro de 2011

S.A.R., DOM DUARTE PRESENTE NA ASSINATURA DO PROTOCOLO ENTRE O DUQUE DE SAXE-COBURGO E GOTHA E PARQUES DE SINTRA

(Clique na imagem para ampliar)
 
Revista VIP de 20-09-2011
-------------------------------------
 
No dia 2 de Setembro, o Duque de Saxe-Coburgo e Gotha visitou o Palácio da Pena, em Sintra, e presidiu à assinatura de um Protocolo de Cooperação entre a Parques de Sintra – Monte da Lua e a Fundação da Casa Ducal de cujo ramo português o rei-consorte Dom Fernando II, construtor da Pena, foi fundador.
 
Programa da visita:
Programa da visita (2 de Setembro)
17h Chegada do Duque e visita guiada ao Palácio da Pena (sem convidados);
18h Assinatura do Protocolo;
18h20 Concerto pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, dirigida pelo Maestro de origem Búlgara, Nicolay Lalov;
19h Cocktail.
--------------------------------------- 
 
Dom Fernando II foi um homem único no século XIX, que deixou a Portugal um legado extraordinário, cuja dimensão carece de estudo e investigação, o que a Parques de Sintra – Monte da Lua pretende fomentar.
 
O protocolo vai permitir partilhar informações sobre a história da Família Saxe-Coburgo e Gotha, existentes nos seus arquivos, e atingir uma melhor compreensão do seu papel na Europa oitocentista, dadas as suas relações com quase todas as casas reais europeias.
 
As áreas de investigação que o protocolo prevê estendem-se igualmente à arquitectura e arquitectura paisagista, às belas artes e artes aplicadas, com particular destaque para o coleccionismo e a música. Pretende-se estimular um conhecimento abrangente da actividade artística dos membros da família Saxe-Coburgo e Gotha, tanto como criadores, como mecenas, de que Dom Fernando II foi um proeminente exemplo.
 
Este protocolo permitirá, assim, à Parques de Sintra e aos investigadores interessados alargar o seu conhecimento sobre as origens de Dom Fernando II, e a sua vida antes de ter vindo para Portugal em 1836. Será partilhada, por exemplo, informação sobre a sua actividade de coleccionador, nomeadamente no que respeita à existência de paralelos com as colecções dos seus primos, em particular os Duques de Saxe-Coburgo e Gotha, mas também as do Príncipe Alberto, marido da Rainha Vitória de Inglaterra.
 
Por outro lado, as duas instituições, Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. e Fundação da Família Ducal de Saxe-Coburgo e Gotha, embora com constituições jurídicas diferentes têm, no entanto, tarefas muito próximas: gerir património, paisagens culturais, turismo e conhecimento (palácios e parques históricos, nos seus aspectos museológicos e turísticos), dado que a Fundação tem dois palácios e muitas propriedades florestais à sua guarda, e a Parques de Sintra salvaguarda e valoriza o património público existente na Paisagem Cultural de Sintra, Património Mundial.
 
Na assinatura deste Protocolo estará presente a Comitiva da Casa Ducal e o ramo búlgaro da família, incluindo o Duque Andreas de Saxe-Coburgo e Gotha (descendente do Príncipe Alberto, primo direito de D. Fernando II), a Princesa da Bulgária, Maria Luisa de Saxe-Coburgo e Gotha (sobrinha-bisneta do rei D. Fernando II), e o Marido, Senhor Bronislaw T. Chrobok, bem como Jorge Raposo de Magalhães e Alexandra Chrobok Raposo de Magalhães (filha da princesa Maria Luisa da Bulgária e de Bronislaw T. Chrobok), e o Doutor Oliver Behn (consultor jurídico e procurador geral da Fundação da Família Ducal de Saxe-Coburgo e Gotha).
 
Background histórico:
 
Dom Fernando II (1816-1885) era primo direito do Duque Ernesto II, o mesmo que a pedido de Dom Fernando agraciou Elise Hensler com o título de Condessa de Edla aquando do seu casamento com o rei em 1869.
 
O actual Duque de Saxe-Coburgo e Gotha é tetraneto do Duque Ernesto I (1784-1844), pai de Ernesto II (1818–1893), e do Príncipe Alberto de Inglaterra (1819-1861). Uma vez que Ernesto II morreu sem deixar descendência, a actual linha dos Duques de Saxe-Coburgo e Gotha descende do irmão mais novo de Ernesto II, Alberto – o que significa que o Duque Andreas de Saxe-Coburgo e Gotha é trineto de Alberto e Victoria (também ela filha de uma Princesa de Saxe-Coburgo e Gotha).
 
Os irmãos Ernesto II e Alberto eram primos direitos de Victoria e de Dom Fernando II e este, católico e a crescer em Viena, visitava os primos em Coburgo com alguma frequência. Daí resultou uma proximidade afectiva que permaneceu durante a vida destes príncipes e que se estendeu à segunda geração – o primogénito de Dom Fernando e de D. Maria II, D. Pedro V, correspondia-se com o Príncipe Alberto numa relação quase pai-filho.
 
Sobre a Parques de Sintra - Monte da Lua
 
A Parques de Sintra - Monte da Lua SA (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. A sua criação teve como objectivo reunir as instituições com responsabilidade na salvaguarda e valorização da Paisagem Cultural de Sintra, e o Estado Português entregou-lhe a gestão das suas principais propriedades na zona.
Em 2010, os valores naturais e culturais que a PSML salvaguarda e valoriza (Parque e Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate e Convento dos Capuchos) receberam 968 mil visitas, 86% das quais por parte de estrangeiros. São accionistas da PSML o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, o Instituto dos Museus e da Conservação, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.
 

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial