segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CONGRESSO MARES DA LUSOFONIA 2010

Em Setembro de 2008, sob a égide da Fundação D. Manuel II, e no âmbito das iniciativas para assinalar o centésimo aniversário do falecimento do Rei Dom Carlos, foi organizado um Congresso subordinado à temática "Os Mares da Lusofonia", reunindo, num espaço de debate alargado, personalidades de saberes multidisciplinares no âmbito das Ciências do Mar. Tendo este Congresso registado assinalável e reconhecido interesse, ficou estabelecido que se passaria a realizar de dois em dois anos, com a denominação de "Jornadas Dom Carlos", se possível rotativamente, nos diversos países lusófonos. Mantém-se como objectivo destas II Jornadas, de 2010, contribuir para o alargamento e para a disseminação dos conhecimentos científicos relativos ao uso dos espaços marítimos e encontrar áreas comuns de cooperação, que potenciem o desenvolvimento das "economias do mar" dos diversos países de expressão portuguesa. No passado, os oceanos foram parte importante no intercâmbio de culturas, pessoas e bens entre os países lusófonos. Hoje, e no futuro que se avizinha, as áreas marítimas sob jurisdição de cada um destes países são tão vastas, que cada país, por si só, terá dificuldade em explorar e tirar delas o usufruto que podem e devem proporcionar. O Mar representa assim para os Países Lusófonos um factor muito importante para as respectivas economias, e trabalhar em conjunto faz todo o sentido e tem a maior a oportunidade. Pretende-se, assim, viabilizar em 21 e 22 de Outubro uma reflexão acerca da valia dos Mares e das Plataformas Continentais destes países nas vertentes estratégica e política, jurídica, ambiental, científica e tecnológica, e económica.
 
Vai realizar-se a 21 e 22 de Outubro o II Congresso dos Mares da Lusofonia em Portugal, no Centro Cultural de Cascais. A participação no Congresso é gratuita e aberta ao público. O tema principal do congresso é a "a extensão da Plataforma Continental e suas implicações de natureza política, jurídica, de segurança, ambiental, científica, tecnológica e económica", informam os organizadores.
Haverá uma conferência de abertura, cinco painéis temáticos e uma conferência final com a participação de Rui Ramos. Intervêm como moderadores, os Professores Carvalho Rodrigues, Marques Guedes, Almeida Ribeiro, Vidal de Abreu e Poças Esteves. O evento é organizado pela Fundação D. Manuel II e tem o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Agência Cascais Atlântico e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) com o patrocínio de Sua Alteza Real, Dom Duarte de Bragança.
 

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial